Está no ar o PSDB Digital: inovação a favor da democracia

28 de julho de 2020 0
por PSDB Mulher Nacional

Já está no ar o PSDB Digital, site com as ferramentas necessárias para a realização das convenções online do partido. A plataforma vai permitir que mais de 35 mil tucanos, membros dos diretórios municipais em todo o Brasil, possam escolher, com segurança, os candidatos do PSDB a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Assim como o PSDB-Mulher, o PSDB Nacional está respondendo com inovação aos desafios impostos pela pandemia do coronavírus. As convenções digitais têm o objetivo de evitar aglomerações, preservar a saúde dos filiados e, ao mesmo tempo, garantir o pleno cumprimento do processo democrático.

“A sociedade está encontrando caminhos para se adaptar às novas exigências. A política precisa fazer o mesmo”, afirma o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo. Ele lembra que o partido é pioneiro no uso das ferramentas digitais, usadas desde 2019 para as reuniões online da Executiva Nacional, inclusive, com importante redução de custos.

O PSDB também mantém, desde o início do ano, uma linha direta dos filiados com o departamento Jurídico, que é o aplicativo PSDB Legal, disponível para download na AppStore e na Google Play. Além disso, formação política e capacitação são oferecidas totalmente online nas plataformas da Escola ITV e do PSDB-Mulher. “Agora vamos fazer as convenções digitais, oferecendo todo suporte aos diretórios. Vamos fazer comícios digitais se necessário. Essa é a forma que temos hoje de chegar ao nosso filiado, à militância e ao eleitor”, completa.

Convenções digitais
No início de julho, o Congresso Nacional promulgou a emenda constitucional 107, que adiou para 15 e 29 de novembro, o primeiro e o segundo turnos da eleição municipal. Também foi adiado o prazo para realização das convenções, que vão acontecer entre os dias 31 de agosto e 16 de setembro.

As convenções digitais foram autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho. Mas o PSDB já vinha se preparando desde março para a implantação deste modelo. A resolução partidária que regulamenta os dispositivos online é a CEN 008/2020, publicada em maio.

Pelo PSDB Digital, os diretórios conseguirão cumprir todas as etapas exigidas pelo TSE para a realização de uma convenção: convocação dos participantes, publicação de edital, registro de chapas, agendamento da convenção, registro de presença, gravação da reunião, votação e publicação do resultado.

“Cada convencional poderá votar, por meio de aplicativo, com uso de token de segurança e criptografia, para garantir sigilo e segurança do voto”, explica o advogado Gustavo Kanffer, coordenador jurídico do PSDB. “Além disso, a nossa equipe de comunicação está preparando tutoriais para que o filiado possa acompanhar e entender o passo-a-posso de uma convenção digital”, completa. Esse material está disponível no PSDB Digital.

Na plataforma também é possível encontrar toda a legislação eleitoral, o calendário estabelecido pela Emenda Constitucional 107, a cartilha com dicas importantes para a campanha e, mais adiante, aplicações e marcas para confecção de peças de propaganda eleitoral.

Além disso, o PSDB Digital é mais um canal de interação entre o partido e o filiado.

Não deixe de conhecer. Tire suas dúvidas e aproveite os dispositivos disponíveis para beneficiar o trabalho dos tucanos em cada canto do país.

Até lá!
https://www.psdbdigital.org.br/


Deixe uma resposta »